Mercedes-Benz
Uma história de sucesso no Brasil A marca Mercedes-Benz prima em oferecer ao mercado produtos competitivos, inovadores, de alta tecnologia e de melhor relação custo-benefício para o transportador de carga e passageiros. Por isso, desde que iniciou a produção de caminhões e ônibus no Pais, em setembro de 1956, a DaimlerChrysler do Brasil mantém um contínuo programa de renovação de sua linha, desenvolvendo produtos que oferecem vantagens operacionais aos clientes. A seguir, alguns dos principais marcos da história da marca no País. Década de 50 • O primeiro veículo a ser produzido no Brasil, em 1956, foi o caminhão médio L 312. Mais conhecido como Torpedo, foi o primeiro caminhão a diesel brasileiro e uma referência para novas soluções de transporte. • Também em 1956, a empresa lançou o chassi para ônibus LP 312, com motor dianteiro. • Lançamento, em 1959, dos ônibus urbanos O 321, monoblocos que revolucionaram o transporte coletivo brasileiro. Década de 60 • A partir de 1961, início das exportações dos primeiros ônibus, O 321, para o mercado latino-americano, com destaque para o fornecimento de 380 unidades para a Argentina. • Nascimento, em 1964, do caminhão médio L 1111. • Fabricação dos ônibus urbanos e interurbanos O 352, equipados com o primeiro motor com injeção direta, o OM 352. Década de 70 • Lançamento do caminhão L 1113, um dos principais marcos de qualidade e durabilidade da marca Mercedes-Benz. Foi o modelo de caminhão mais vendido do mercado brasileiro até hoje com mais de 200 mil unidades comercializadas. • Lançamento dos primeiros modelos semipesados pioneiros na tecnologia de motores com injeção direta. • Lançamento do chassi para ônibus OH 1313, o primeiro com motor traseiro; do monobloco rodoviário 0 355, o primeiro com motor de injeção direta, e dos monoblocos urbanos e rodoviários O 362. • Lançamento, em 1972, do modelo L 608 D, o primeiro caminhão leve movido a diesel. • Produção de 500 mil motores a diesel no Brasil. • Em 1978, início da produção de ônibus na fábrica de Campinas (SP) e lançamento dos monoblocos urbanos e rodoviários O 364. Década de 80 • Lançamento da família de ônibus O 370, uma revolução na construção de carroceria nos segmentos urbano e rodoviário. • Lançamento do chassi urbano OH 1315 movido a gás natural, pioneiro na utilização desta tecnologia. • Com o lançamento do Proálcool pelo governo federal, produção de caminhões com motores diesel movidos a álcool aditivado. • Lançamento dos caminhões leves 709 e 912 e uma nova geração de cabinas para os caminhões médios e semipesados. Década de 90 • Lançamento dos caminhões extrapesados LS 1935, 2635 (6x4) e L 2325 (6x4). • Produção de 1 milhão de veículos comerciais. • Chegada, em 1994, da família O 400 de ônibus rodoviários, urbanos e plataformas articuladas. • Lançamento, em 1996, do caminhão leve 710. O modelo foi o caminhão mais vendido no mercado brasileiro por três anos consecutivos, de 2000 a 2002. • Lançamento, em 1996, do caminhão semipesado L 1620. A partir de seu lançamento, o modelo foi o caminhão mais vendido no mercado brasileiro por quatro anos consecutivos, de 1996 a 1999, voltando a repetir este resultado nos últimos dois anos, em 2003 e 2004. • Em 1998, lançamento do chassi para ônibus OF 1721. O modelo é o chassi mais vendido no mercado brasileiro desde o seu lançamento. • Início da comercialização, em 1997, do chassi para ônibus a gás OH 1621 L. • Em 1997, a empresa atingiu o marco de 200 mil veículos comerciais exportados. • Lançamento de veículos Mercedes-Benz com motor eletrônico, como o chassi para ônibus OF 1417, os caminhões leves 712 e 914 e os extrapesados LS 1938 e L/LS 2638. De 2000 a 2005 • Mercedes-Benz apresenta o caminhão L 1620 6x2, um semipesado com terceiro eixo de fábrica. • Ampliação da linha de extrapesados com motor eletrônico, com a apresentação dos modelos 1944 S e 1938 S. • Em 2000, a produção de ônibus volta a estar reunida na fábrica de São Bernardo. • Lançamento da inovadora família de chassis para ônibus O 500 com motor eletrônico. • Motor eletrônico também chega à linha de caminhões médios e semipesados. • Entrada da Mercedes-Benz em competições. A marca é bicampeão da Fórmula Truck e tricampeã do Rally dos Sertões. • A Mercedes-Benz comemora, em 2002, o marco de 400 mil ônibus produzidos no País. • Em 2002, a marca alcança um volume de 100 mil ônibus exportados. • O marco de 1 milhão de caminhões produzidos no Brasil é conquistado em 2003. Neste ano, a Mercedes-Benz inicia uma revolução no design dos caminhões, a partir do lançamento dos modelos leves Accelo, prosseguindo com a introdução, em 2004, da família de médios e semipesados Atego, culminando com a apresentação, em 2005, do modelo Atego 2425 com terceiro eixo de fábrica. • Ampliação da família de chassis para ônibus, com a apresentação dos modelos rodoviários O 500 RS e O 500 RSD e dos urbanos OF 1722, OF 1418 e LO 915. • Lançamento da nova linha de caminhões extrapesados Axor, em 2005. |
domingo, 8 de setembro de 2013
BOM DIA PESSOAL PRA COMEÇAR A HISTÓRIA DA MERCEDES-BENZ
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