Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SOCIEDADE DE ÔNIBUS GIGANTE SOGIL(PARTE 1)

HistóriaInstitucional
A trajetória da SOGIL tem início com um desafio. Em 25 de maio de 1954, 16 empreendedores decidiram lançar-se à tarefa de desenvolver um serviço eficaz de transporte coletivo de passageiros, capaz de ligar Gravataí a Porto Alegre.

Os sócios eram donos de um ou dois ônibus que, somados àqueles comprados da empresa Gravataiense, que anteriormente mantinha o serviço, tornaram-se a semente dos mais de 300 veículos atuais.

Foram tempos difíceis, a região era ainda pouco desenvolvida economicamente e Gravataí considerada cidade-dormitório. Os sócios, além de administrarem seus bens, trabalhavam, também, como motoristas, cobradores ou, até mesmo, mecânicos.


Em pouco tempo, no início dos anos 60, a empreitada cresceu e a fusão do patrimônio dos sócios fez com que os ônibus passassem a ser registrados em nome de SOGIL - Sociedade de Ônibus Gigante Ltda. A empresa, preparando-se para o crescimento, mudou-se do centro de Gravataí para a Rodovia RS 030, no Parque dos Anjos. Neste novo endereço foram criados serviços e estruturas de apoio, como oficina e posto de abastecimento, além de garagem e área administrativa.

Com o desenvolvimento da região, o crescimento da empresa foi necessário e novas linhas surgiram, englobando o eixo Gravataí - Cachoeirinha e municípios como Glorinha, Alvorada, Canoas, Viamão e São Leopoldo. A partir de 1980 a SOGIL decidiu intensificar seu foco no transporte do eixo Gravataí - Porto Alegre, abdicando das linhas de Cachoeirinha.

O passo seguinte, na década de 90, foi a construção de uma moderna garagem na RS-030, Parada 96 de Gravataí, onde, até hoje, localiza-se a sede da empresa. Novas garagens e bases operacionais foram sendo estruturadas ao longo do tempo, para otimizar cada vez mais a logística de atendimento aos clientes. Hoje, a SOGIL conta com quatro garagens (Garagem 76, Garagem 96, Garagem 107, Garagem Glorinha) e dois estacionamentos (Estacionamento Voluntários e Estacionamento Osvaldo Aranha), equipados e preparados para as principais operações do transporte coletivo de passageiro

                                           INCASEL CONTINENTAL
                                                          CAIO GABRIELA
                                                   MARCOPOLO II
                                                   MARCOPOLO VENEZA II

                                                        INCASEL BELVEDER
                                                            CAIO GABRIELA
                                                                 NIMBUS FUCARE
                                           ELIZIÁRIO IMPERADOR
                                    ELIZIÁRIO BI CAMPEÃO E VENEZA I

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu Blog, só tem raridades.
    Com todo o respeito, mas Ônibus número 32 não é nicola, mas
    um nimbus furcare, embora a nimbus furcare foi fudada
    por ex-sócios da nicola, que depois se uniram novamente
    com o nome marcopolo.
    Mas o seu Blog é uma viagem no tempo.

    ResponderExcluir