O início da aventura com uma jardineira Rugby
Fotos - Arquivo A.V. Catarinense
Muita disposição para enfrentar lama, poeira, buracos e outras adversidades foi o que três pioneiros do transporte da região sul do Brasil tiveram para constituir a Empreza (grafia da época) Auto Viação Hahn, Hass & Darius em abril de 1928, embrião do que viria ser mais tarde a consagrada Auto Viação Catarinense. O primeiro veículo foi um pequeno caminhão norte-americano da marca Rugby, com motor de 6 cilindros e capacidade para transportar uma tonelada de carga. De caminhão para jardineira na linha pioneira entre Blumenau e Florianópolis. Estrada era algo inexistente. Caminhos de terra é o mais correto a dizer. Nos 160 quilômetros entre as duas cidades a viagem tinha hora marcada para sair, mas para chegar dependia muito do que ia ser encontrado pelo caminho.
Para Adolfo Hass, João Hahn e Theodor Darius a nova empresa foi uma oportunidade para aqueles que não podiam pagar o valor de um automóvel de aluguel (200 mil réis) para se deslocarem entre os dois municípios. A tarifa para seguirem pela jardineira custava somente 30 mil réis, com a possibilidade de se negociar o preço e ainda transportar alguma encomenda com maior tamanho. Logo uma segunda linha foi criada – Blumenau e Porto Alegre – e um novo ônibus foi adquirido. A viagem entre as duas cidades era feita pelo litoral, passando por longos trechos de praia, estando sujeitos aos caprichos da maré: na baixa, caminho livre; na alta, deslocamento interrompido.
O nome Auto Viação Catarinense passou a ser usado na década de 30 quando a empresa possuía 11 ônibus. Durante a Segunda Guerra Mundial, o controle acionário foi transferido para outro grupo de empresários catarinenses. No fim da década de 60, a família Friedler assume a direção e em 1995 o Grupo JCA adquire seu controle. O nome Catarinense é considerado sinônimo de referência ao bom transporte de passageiros. Dentro da filosofia da empresa, o permanente padrão de qualificação e segurança garante à Catarinense seu sucesso entre os estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Funcionários constantemente atualizados e treinados, os melhores ônibus e métodos modernos de administração se juntam para garantir o perfeito equilíbrio da pioneira transportadora brasileira rodoviária de passageiros.
Modernos ônibus são utilizados em todas as linhas da Catarinense
Nenhum comentário:
Postar um comentário