Páginas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL

      Estou aqui para desejar a todos amigos  do blog um FELIZ NATAL! de muita Paz,União e Amor! porque isso é o que importa,que esse dia não seja como qualquer outro, mais sim um dia diferente no qual que quem faça a diferença seja nós! que cada um seja feliz nesse dia! e em todos também,e que além de fotos de ônibus possamos criar novas amizades,e amizades verdadeiras,que além de fotos também tenhamos muitas risadas com aqueles que nòs fazem bem! aos busólogos,pesquisadores e admiradores de ônibus um Feliz Natal!  e que Deus a todos Abençõe a todos !

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

HISTORIA DO ÔNIBUS FONTE MARCOPOLO


Hoje em dia o ônibus está presente em, praticamente, todo o mundo, sendo o meio de transporte coletivo mais popular nas cidades. Mesmo nos dias atuais, em que as pessoas preferem transitar de carro e utilizar linhas de metrô pela comodidade e velocidade, os ônibus continuam presentes, fazendo parte da vida da grande maioria da população. São utilizados, principalmente, por trabalhadores que vivem nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
Mas você sabe como tudo isso começou?
Em 1662, sob autorização do rei Luís XIV, o matemático francês Blaise Pascal disponibilizou um serviço de carroças que ligava cinco pontos da cidade de Paris. Esse foi o primeiro serviço de transporte publico a surgir no mundo, antes dele esse serviço era feito por carroças de aluguel, que surgiram em 1617.
O termo “ônibus” surgio na cidade francesa de Nantes, em 1826. O proprietário de uma casa de banhos públicos, afim de facilitar o acesso de seus clientes e, assim, aumentar o faturamento da casa, que ficava muito distante do centro da cidade, resolveu implantar, com autorização da “prefeitura”, um sistema com carroças que ligavam o centro da cidade a periferia, onde se localizava as instalações de sua casa de banhos. O ponto final e estacionamento das carroças ficava em frente a uma chapelaria com o nome de “Omnês”. Certo dia o proprietario da chapelaria resolveu colocar um letreiro em sua loja. No letreiro estava escrito: “Omnês Omnibus”, que em latim significa “para todos”. As pessoas associaram o termo escrito no letreiro ao transporte que utilizavam.
O dono da casa de banhos e também do serviço de carroças era Stanislav Baudry, que depois de certo tempo passou a investir exclusivamente no serviço de transporte coletivo, fundando, em 1828, a “Enterprise Générale des Omnibus”, primeira empresa de transporte coletivo de que se tem história. Em 1829 Londres e Nova York ja começavam a implantar esse sistema, que rapidamente se espalhou para outras cidades.

Veículo do séc. XIX puxado por cavalos, utilizado para transporte urbano.
Até então os ônibus eram impulsionados por tração animal. Os primeiros onibus movidos a combustão foram desenvolvidos pelo famoso alemão Karl Benz, em 1895.

Primeiro ônibus com motor de combustão, inventado por Karl Benz, 1895.

O primeiro ônibus a motor de Estocolmo – um Daimler de 1899 – foi apelidado de “Rumbler” (Barulhento).

Foram entregues dois destes ônibus por Delahaye de Paris para serem utilizados na rota Kungsbroplan-Kungsholms Villastad em Estocolmo, no ano de 1907.

O ônibus Delahaye também serviu na rota Hornstull – Midsommarkransen.
No Brasil esse serviço foi implantado no ano de 1908, no Rio de Janeiro. Um dos pioneiros desse setor no país foi Otávio da Rocha Miranda, utilizando carrocerias “Guy”  com motores vindos da alemanha. Otávio Rocha Miranda, associado a demais empresários, fundou a primeira empresa de transporte coletivo do Brasil, a “Auto-Avenida”, que durou até 1917.
O primeiro onibus a ser fabricado no Brasil, em 1924, foi apelidado de “mamãe me leva”.

Ônibus “Mamãe Me Leva” de 1924.

EMPRESA CANASVIEIRAS -SANTA CATARINA-BRASIL

A Canasvieiras Transportes atua há mais de 80 anos na área de transporte coletivo urbano em Florianópolis. A empresa, antes denominada Auto Viação Canasvieiras, foi fundada em 1927 por Evaristo Coelho da Costa, avô do atual Diretor Presidente Valter João Oliveira Costa. Desde a sua fundação está sob o comando da família Costa, sendo motivo de orgulho dos atuais administradores.

Atualmente, 140 veículos entre microônibus e ônibus convencionais fazem os itinerários da Canasvieiras por todo o norte da ilha em horários regulares, contando com aproximadamente 650 colaboradores. No entanto, nem sempre foi assim. No início não existiam estradas que ligavam o centro ao norte da ilha, as trilhas percorridas eram, muitas vezes, caminhos de carroça ou carro de bois, pastos, areias, capinzais e campos de vassouras. Tudo isso para que o usuário chegasse ao seu destino final. Muitas vezes o trajeto era modificado durante o percurso, por não haver condições de trânsito em alguns locais.

Uma das primeiras linhas fazia o trajeto Centro (o ponto era no Miramar) – Cachoeira do Bom Jesus. O ônibus saía da Cachoeira às 05h30min, passava por Canasvieiras e seguia para o centro, de onde retornava às 15h. Moradores dos Ingleses e Rio Vermelho, conhecidos da família, quase que diariamente pernoitavam na casa do Sr. João Câncio da Costa para poderem ir ao centro no dia seguinte. No final da década de 40, a empresa começou a atender mais uma comunidade no norte da ilha: Ingleses/Santinho. O trajeto para a praia do Santinho, conhecida na época como, “Aranhas”, só podia ser percorrido pela praia ou a pé. Em dias de maré alta era preciso passar por dentro da água e ainda enfrentar muitas pedras.

Em janeiro de 2001, a empresa iniciou a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade que resultou, em outubro do mesmo ano, na certificação NBR ISO 9001:2000, sendo a primeira empresa brasileira de Transporte Coletivo de passageiros Urbano a receber tal certificado.

Unindo infra-estrutura, tecnologia e capacitação como: ruas pavimentadas, veículos bem equipados e profissionais qualificados, fizeram com que, no decorrer dos anos a Empresa Canasvieiras evoluísse, oferecendo mais conforto e segurança aos passageiros.