Hoje em dia o ônibus está presente em, praticamente, todo o mundo, sendo o meio de transporte coletivo mais popular nas cidades. Mesmo nos dias atuais, em que as pessoas preferem transitar de carro e utilizar linhas de metrô pela comodidade e velocidade, os ônibus continuam presentes, fazendo parte da vida da grande maioria da população. São utilizados, principalmente, por trabalhadores que vivem nos países em desenvolvimento, como o Brasil.
Mas você sabe como tudo isso começou?
Em 1662, sob autorização do rei Luís XIV, o matemático francês Blaise Pascal disponibilizou um serviço de carroças que ligava cinco pontos da cidade de Paris. Esse foi o primeiro serviço de transporte publico a surgir no mundo, antes dele esse serviço era feito por carroças de aluguel, que surgiram em 1617.
O termo “ônibus” surgio na cidade francesa de Nantes, em 1826. O proprietário de uma casa de banhos públicos, afim de facilitar o acesso de seus clientes e, assim, aumentar o faturamento da casa, que ficava muito distante do centro da cidade, resolveu implantar, com autorização da “prefeitura”, um sistema com carroças que ligavam o centro da cidade a periferia, onde se localizava as instalações de sua casa de banhos. O ponto final e estacionamento das carroças ficava em frente a uma chapelaria com o nome de “Omnês”. Certo dia o proprietario da chapelaria resolveu colocar um letreiro em sua loja. No letreiro estava escrito: “Omnês Omnibus”, que em latim significa “para todos”. As pessoas associaram o termo escrito no letreiro ao transporte que utilizavam.
O dono da casa de banhos e também do serviço de carroças era Stanislav Baudry, que depois de certo tempo passou a investir exclusivamente no serviço de transporte coletivo, fundando, em 1828, a “Enterprise Générale des Omnibus”, primeira empresa de transporte coletivo de que se tem história. Em 1829 Londres e Nova York ja começavam a implantar esse sistema, que rapidamente se espalhou para outras cidades.
Até então os ônibus eram impulsionados por tração animal. Os primeiros onibus movidos a combustão foram desenvolvidos pelo famoso alemão Karl Benz, em 1895.
No Brasil esse serviço foi implantado no ano de 1908, no Rio de Janeiro. Um dos pioneiros desse setor no país foi Otávio da Rocha Miranda, utilizando carrocerias “Guy” com motores vindos da alemanha. Otávio Rocha Miranda, associado a demais empresários, fundou a primeira empresa de transporte coletivo do Brasil, a “Auto-Avenida”, que durou até 1917.
O primeiro onibus a ser fabricado no Brasil, em 1924, foi apelidado de “mamãe me leva”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário